sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fred Nascimento

Bom galera, tive a honra de fazer a minha primeira entrevista com um dos maiores guitarristas brasileiros, que tocou com a Legião Urbana e o Capital Inicial, também é cantor, compositor e vocalista do Tantra, sua atual banda. Ah sim estou falando nada mais, nada menos do que Fred Nascimento. E ai vai umas curiosidades, alguns esclarecimentos e um pouquinho mais sobre uma das figuras marcantes do cenário seminal do rock brasileiro dos anos 80.


Cáh: Fred Nascimento, quando você percebeu que tinha esse dom de tocar, e quando você começou a se interessar por música?
- Fred Nascimento: Percebi o dom da musica a partir do momento que aprendia violão inteiramente sozinho, daí, como eu não  conseguia tocar certos acordes, resolvi começar a compor as minhas próprias cançōes para poder tocar alguma coisa.

Cáh: Teve alguma influencia na família, ou amigos?
- Fred Nascimento: Sim, do meu primo mais velho, o Maurício, de quem eu pegava o violão escondido.


Cáh: Quando surgiu a idéia de formar uma banda e encarar o publico?
- Fred Nascimento: Foi quando eu me inscrevi num festival de música do meu colégio, na quinta série,  com uma canção chamada " A Bruxa" e venci sozinho com o violão.


Cáh: Como você conheceu Renato Russo e Legião Urbana?
- Fred Nascimento: Eu havia interrompido a minha carreira solo para criar uma dupla chamada Rosa Púrpura. Na noite em que nos apresentamos no extinto programa Globo de Ouro da TV Globo, Renato assistiu e pirou com o nosso som, e com a nossa canção " Chuva de Mel", aí eu o conheci melhor numa festa e ele me avisou que com a saída do Negrete a banda iria se modificar, ele me fez o convite, foi ele quem me chamou, eu não conhecia mais ninguém lá dentro, só ele, um tempo depois aceitei o convite e fiquei por lá por quase dez anos.


Cáh: Qual foi sua reação ao ser convidado para participar da banda?
- Fred Nascimento: Eu fiquei tão surpreso que ele achou que eu iria recusar, tempos mais tarde até conversamos sobre isso e demos algumas risadas.


Cáh: Li em uma entrevista que não aceitou o convite para ser o baixista da Legião, por que recusou esse convite? Se arrependeu por isso?
- Fred Nascimento: Não foi bem assim. Quando eu cheguei para este primeiro ensaio não havia mais nenhum músico conforme eu havia pensado, eram somente eles, o contrabaixo estava numa estante com o volume abaixado e eu o peguei, quando o Renato me viu tocando ele me falou baixinho no ouvido: "Se vc tocar também um pouco de teclados a gente fecha por aqui"!... .
Eu toco contrabaixo muito bem, até gravo de vez em quando, e teclado eu uso dois dedos que dão para o gasto, até hoje fico pensando que eu deveria ter dito, sim.

Cáh: Qual a maior lição que teve após os anos 80/90 ?
- Fred Nascimento: Ha...todo dia traz uma nova lição...


Cáh: Compôs alguma música ao decorrer da sua carreira que possa dizer que aquela foi a mais marcante de sua vida?
- Fred Nascimento: A gente sempre busca fazer canções que façam as pessoas sentirem saudade da gente! Esse é o truque!


Cáh: Teve mais expectativas de vida, ou a música foi sua maior perspectiva até hoje?
- Fred Nascimento: Tentei fugir várias e várias vezes da música, mas ela sempre vai atrás de mim... 

Cáh: Você voltou e agora fará uma turnê, certo? Esse novo trabalho terá alguma surpresa para os legionários?
- Fred Nascimento: Sim! Com a ajuda dos Legionários cheguei a musica que vou gravar da Legião na próxima semana, quero por enquanto manter o segredo porque quero fazer uma linda surpresa lançando ela ao vivo num chat ou coisa assim, mas na proxima semana todos irão saber, só posso antecipar que o arranjo ficou lindo!



Cáh: Qual sua expectativa?  Fale um pouco mais sobre esse novo trabalho e sobre a nova turnê ....
- Fred Nascimento: Gosto da emoção, gosto da energia de um show onde todos sejam um só, por isso meu repertório vai agradar a todos, porque escolho as canções com muito cuidado, e carinho.
Terão alguns covers e canções minhas também, será um apanhado de toda a minha trajetória até hoje.



Cáh: Deixe uma mensagem a todos os legionários, aos leitores do blog, e aos seus fãs:
- Fred Nascimento: Aproveito para desejar a todos vocês um início de 2012 maravilhoso! Muita saúde e paz.
Estaremos juntos sempre, cada vez que vocês estiverem me ouvindo, quero estar trazendo alegria. Um beijo grande, um abraço apertado a todos. Valeu Cáh!



Obrigada mais uma vez pela mega oportunidade Fred! E espero ter agradado a todos! E em breve novas entrevistas! Aguardem ....

8 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista Cáh, show de bola!

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!! Isso mostra que além de ser o músico do gabarito que é, Fred é tb um sujeito da mais fina humildade. Parabéns Fred! Parabéns Srta Ferri!

    Abs
    Dimas Borba

    ResponderExcluir
  3. Uauuu! amei Cáh! está demais a entrevista...
    Bom pq a gente sempre fica sabendo coisas novas, tudo o que nos acrescenta é muito valioso!
    Agora, assim que sair o novo trabalho do Fred, divulgue!!! E conte conosco!
    Parabéns... a vcs! beijooo

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez,.... parabéns Cáh ! ! !
    Excelentes perguntas, bem elaboradas e objetivas.

    Gostei muito desta entrevista porque até então não sabia quase nada sobre o Fred que fez e faz parte da Legião.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que emocionante, é tão bom curtir um pouco mais e relembrar com emoção situações pelas quais vivemos, são recordações que levamos para a vida toda, parabéns Fred, estamos aguardando anciosos seu novo trabalho, bjo grande e sucesso sempre, e a vc Srta. Ferri, só temos a agradecer, vc é hipermegasupermaravilhosaaaa, bjssssssssssss minha lindaaa

    ResponderExcluir
  6. muito, muito , muito bom Cáh !! parabéns !! excelente entrevista !! Fred Nascimento é um músico de primeira e um cara muito bacana !! e vc como sempre !!! uma joia ... Força Sempre

    ResponderExcluir