sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Thiago Hazard - Projeto Foto Falada


Galera, hoje a entrevista é com o um dos fundadores do Projeto Foto Falada é um projeto criado por Thiago Hazard (Historiador) e Sueliton Lima (Fotógrafo)que tem tudo para dar certo e que está sendo muito bem trabalhado, e será exposto nesse domingo (29/01) no Galpão Stúdio (Rua Vereador Diomar Novaes - 50 – Centro, Ferraz de Vasconcelos/SP. Entrada: 1 Kg de alimento ou um livro em bom estado) a partir das 15:00 horas, ah e como qualquer novidade, surgiram várias curiosidades e o Thiago Hazard colocou-se a disposição para sanar algumas duvidas sobre o projeto e falou um pouquinho dele também, espero que curtam a entrevista e que esclarecem algumas dúvidas.





Cáh: De onde surgiu a idéia de começar a fazer o Projeto Foto Falada?

- Thiago Hazard: De uma conversa descontraída sobre produção de nossa forma de expressar. Sueliton e eu estamos juntos sempre, ele observando para fotografar e eu para escrever, numa das conversar surge a idéia do projeto.


Cáh: Quais foram os primeiros passos para a concretização do projeto?

- Thiago Hazard: Estávamos em tour com o Alto Teor de Revolta e cada final de semana estávamos em um lugar diferente, isso inspira, mas como eu não paro de escrever e ele de fotografar, simplesmente isso despertou em nós e começamos a produzir juntos.


Cáh:Você e o Sueliton Lima são os idealizadores do projeto certo? Estão contando com a ajuda de mais alguém para a realização do evento?

- Thiago Hazard: Isso, o projeto (Foto Fala) é Sueliton e eu, nesse domingo (29.01) nós colocaremos em exposição uma edição especial que contará com nove convidados ( Nene Altro - Romulo Polaco - Caio LafayetteJosi Lênin - Dan Collage - Vitu Viana - Beto Do Nascimento - Digão Sonora – Núria Vanessa) e será dentro do evento Verão Revolução. Temos uma equipe de amigos fazendo de tudo pra que aconteça esse evento, montando, dando idéias e colocando a mão na massa, fora todos que colaboram com divulgação, é uma forma de fazer acontecer.


Cáh: Qual foi à maior intenção e o principal objetivo para a concretização desse projeto?

- Thiago Hazard: A intenção é primeiramente produzirmos o que gostamos e sobre o que acreditamos e em sequencia proliferar educação e cultura, temos muitos lugares carente de incentivo cultural, onde pessoas não tem acesso a museus e exposições, temos como objetivo trazer a arte pra mais perto das pessoas e mostrar a elas o quão são capazes de criar também.


Cáh: Qual foi à maior dificuldade que tiveram para a concretização do mesmo?

- Thiago Hazard: A dificuldade de fazer arte no Brasil é trabalhar pra sobreviver e fazer arte por lazer. Falta enxergarem arte no Brasil, falta valorização do artista. Então esbarramos em tempo e capital, mas estamos unidos com amigos e aliados


Cáh: A exposição ficará aberta ao publico ou será apenas no dia 29?

- Thiago Hazard: Dia 29 é o primeiro dia, deixaremos no Galpão Stúdio durante o mês de fevereiro inteiro para visitação. Essa é só a primeira de muitas, pois estamos conversando e tentaremos levar para o maior número de Estados e Municípios possíveis.


Cáh: Vocês estão com o intuito de espalhar a idéia para outros lugares também? Dar oportunidade para mais pessoas participarem, verem, pensarem e refletirem?

- Thiago Hazard: Sobre espalhar respondi anteriormente, sobre oportunidade, essa é a idéia do projeto, fazer com que a galera interaja, sinta-se parte daquilo tudo que está exposto, os visitantes podem participar, pois distribuiremos papeis e lápis para que no momento da visitação o visitante possa criar.




Cáh: Existem principais publico alvo nesse evento? Ou o evento vai ser bem diferenciado para “todos os gostos”?

- Thiago Hazard: Arte respeitosa não tem idade nem cara. É livre para todos e sempre será.

Cáh: Como professor, historiador e idealizador do projeto quais são suas expectativas para esse projeto?

- Thiago Hazard: Estou ansioso, sei do potencial do projeto, mas como "pai" estou sempre pensando junto com Sueliton e amigos alternativas para melhor apresentar, acho interessante e tentaremos implantar o Foto Falada em alguns municípios conversando com Secretários de Cultura e Educação para incentivar os jovens de escolas estaduais.


Cáh: Pensou em fazer ou já fez algum projeto assim antes? Se sim, comente e fale um pouquinho sobre eles:

- Thiago Hazard: Como professor sempre trabalhei muito formas diferentes de se pensar e se produzir arte, mas infelizmente não conseguimos ter a liberdade para que tome essa proporção que vem tomando o Foto Falada nas ruas. Sou a favor da produção e não da cópia, na sala de aula trabalhava por isso todos os dias, criar uma nova geração pensante.


Cáh: Saindo um pouquinho do foco, o seu blog também é uma grande fonte de cultura, fale um pouquinho mais sobre essa idéia de blog, projetos, planos e expectativas:

- Thiago Hazard: O blog é o canal em que divulgamos nossa arte e cedemos espaço para indicarmos toda forma possível de produção artística. A idéia é proliferar cultura racional. Sobre nossos projetos o Foto Falada é o primeiro a chegar nas ruas, mas vem muito mais por ai, estamos pensado e produzindo bastante.

Mais informações sobre o Thiago Hazard:  Blog  - Facebook - Twitter - Fotolog - Google + - Café História.
Email: thiagoohazard@gmail.com
Msn: thiagoohazard@hotmail.com
Obrigada Thiago Hazard pela oportunidade da entrevista, e parabéns à você e ao Suelinton Lima pela iniciativa do projeto, com certeza será um maravilhoso evento!  

2 comentários:

  1. Ótima entrevista Cáh! Espero que seja um sucesso o projeto, e que você vá e confira! E conte tudo! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Mto bom! Nene Altro convidado ilustre.

    ResponderExcluir