quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mas afinal, o que significa quarta-feira de cinzas?

Passa-se o carnaval, e logo depois vem à quarta-feira de cinzas, mas o que muitas pessoas desconhecem é o seu verdadeiro significado, então hoje, nada mais justo de comentar um pouquinho o que é a quarta-feira de cinzas.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar da mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimônia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.





Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.
Como hoje se inicia a quaresma, inicia-se também o tempo de reflexão a todos nós cristãos! É o tempo de preparação para a páscoa, o período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual, ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. 

2 comentários:

  1. Parabéns Cáh, excelente explanação sobre a Quarta de Cinzas... Obrigado e quisera Deus que todos conhecessem e respeitassem esse dia! Beijos!

    ResponderExcluir