quinta-feira, 5 de abril de 2012

O significado da Semana Santa

A Semana Santa é uma semana muito especial e sagrada para os católicos, onde celebram a crucificação e ressurreição de Jesus. Inicia-se depois do Domingo de Ramos, e os fiéis acreditam que para que todos tenham uma vida abençoada, é bom orar ou rezar, coisas que ao mesmo tempo, abençoam.
Alguns fiéis durante a quaresma se sacrificam e deixam de fazer, ou comer algo que mais gostam durante quarenta dias, em respeito ao sofrimento de Jesus e ao seu sangue que foi derramado. Já outros fiéis, preferem respeitar apenas a semana santa, onde na sexta feira santa principalmente a carne é evitada, embora muitas pessoas evitem a semana toda.
Cada dia desta semana possui um significado diferente, pois representa as etapas finais de Cristo até sua ressurreição. Normalmente, todo dia trás uma reflexão, e em algumas paróquias e comunidades tem missas todas as noites.


A semana santa se inicia no Domingo de Ramos: onde abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração.
Segunda feira santa: É o segundo dia que vem depois de Domingo de Ramos.
Terça-Feira Santa: É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos.
Quarta-Feira Santa: É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos Nossa Senhora das Dores.
Quinta-Feira Santa: é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia conhecido como lava-pés, em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores.
Sexta-Feira Santa ou Sexta da paixão: pela tarde (mais ou menos umas 15:00 horas) apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne.
Sábado Santo ou sábado de aleluia: a igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa.
Domingo de Páscoa: mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. A igreja se reúne para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte.
A ressurreição simboliza o inicio de uma nova vida, iluminada. Por isso dizemos que a Páscoa é renascimento! Então galera, vamos refletir sobre o verdadeiro significado da páscoa, e da ressurreição de Cristo, e vamos “renascer” com novos pensamentos, novas ideias, e tentarmos com nossas ideias, ser sempre bom no que fazemos, e refletir sobre quem somos, afinal a quaresma foi o tempo de reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário