terça-feira, 2 de outubro de 2012

A importância da escolha do voto

Com as eleições municipais chegando, hoje resolvi falar da importância da nossa escolha no voto!
Se pararmos para pensar, somos cidadãos desde pequenos, onde tentarmos ser justos nas escolhas, e ver o que é bom ou ruim. Uma das primeiras eleições que a grande maioria das crianças e jovens participam, é a eleição do grêmio da sua escola, onde são escolhidos 12 alunos, que irão representar todos os alunos, de todos os períodos diante da coordenação e direção da sua escola.
Nessas eleições, procuramos votar na chapa que realmente vemos que vão fazer algo pela escola e pelos alunos, procuramos avaliar os candidatos das chapas por competência!
Mas e ai? O que isso tem a ver com as eleições feitas nas urnas eletrônicas?
Vamos lá, como nas eleições dos representantes da sua escola, você maior de 16 anos, já tem o direito de voto, e tem a responsabilidade de escolher os representantes da sua cidade, estado e país!
Pois é, nas eleições municipais, federais e estaduais, exercemos através da democracia o nosso voto, e escolhemos o que julgamos ser o melhor para nos representar não é mesmo? É assim, ou pelo menos deveria ser assim ao meu ver!
Muitas pessoas jogam o seu voto, ou até o vendem, o que para mim é desfazer do seu direito de cidadão, onde a pessoa não vota por competência, e sim por dinheiro, e muitas vezes nem conhecem os candidatos.
As pessoas deveriam ter consciência, e analisar os candidatos com suas propostas, questioná-los, e se caso eles ganharem, as pessoas devem cobrar os seus direitos e ver quem realmente fez ou não pela cidade, estado ou até o país.
Bom, ai é o meu ponto de vista, sobre a importância do voto já que no próximo domingo será as eleições! Independente de partidos, amizades, desejo a todos uma boa eleição e boa sorte aos candidatos!

2 comentários: